segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Por que os homens são mais carecas que as mulheres?

Por que os homens são mais carecas que as mulheres? Os homens são mais carecas porque o hormônio masculino testosterona passa, ao longo da vida, a se transformar cada vez mais em didrotestosterona, que é responsável pela queda de cabelo. "Como o homem tem mais testosterona, a calvice é mais comum neles", afirma a dermatologista Carolina Ferolla. Na região da cabeça em que caem os cabelos, as células são ricas em receptores para a diidrotestosterona. Carlina explica que, se o garoto tiver algum parente calvo, provavelmente será careca. "O familiar pode ser por tanto parte da mãe quanto por parte do pai", completa. A calvice, cientificamente conhecida como alopecia androgenética, até pode ocorrer em mulheres, uma taxa de 20%. "Porém, dificilmente ficam totalmente carecas, mantendo pouco cabelo". fonte:http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/10-curiosidades-corpo-humano/

Estalar os dedos engrossa as juntas?

Estalar os dedos engrossa as juntas? Parece mito, mas é verdade. Movimentos repetitivos nas articulações podem enrijecer, engrossando-as. Porém, o reumatologista Fernando Neubath explica que, apesar do possível engrossamento, estalar os dedos não deve causar dor ou qualquer outro problema de saúde. Dentro de estruturas como tendões e ligamentos, há um espaço preenchido pelo líquido chamado de sinovial. O barulho é sinal de que as juntas não estão bem lubrificadas. "A articulação não está desempenhado direito o seu papel de dobradiça, é como uma porta que range", compara. É que, no momento do estalo, se força um movimento para a direção contrária ao da dobradiça. "Provoca-se uma fricção", completa. fonte:http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/10-curiosidades-corpo-humano/

O que acontece se não piscarmos os olhos?

O que acontece se não piscarmos os olhos? Na verdade, o cérebro não permite que isso ocorra. "Até conseguimos ficar alguns segundos sem piscar, mas acabamos nos rendendo ao comando do sistema nervoso central que nos obriga a piscar", afirma o oftalmologista Luciano Bellini. Isso porque piscar é fundamental para a saúde das córneas, a parte transparente dos olhos, que precisam estar bem lubrificadas pela lágrima. Se por acaso elas não se lubrificam (se a pessoa perde as pálpebras, por exemplo), secam e acabam morrendo. Neste sentido, a superfície dos olhos é diferente da superfície da pele. A pele não precisa estar sempre molhada, pois suas células são cobertas por uma proteína chamada queratina, que torna a região mais resistente do que a superfície do olho. fonte:http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/10-curiosidades-corpo-humano/

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

10 recordes bizarros do corpo humano


10 recordes bizarros do corpo humano


1. A boca mais larga
Medida: 17 cm
Nome: Francisco Domingos Joaquim
País: Angola
Data de registro: 18/03/2010
2. Maior nariz
Medida: 8,8 cm
Nome: Mehmet Ozyurek
País: Turquia
Data de registro: 18/03/2010
3. Cintura mais fina
Medida: 38,1 cm
Nome: Cathie Jung
País: Estados Unidos
Data de registro: 1999
4. Unhas mais longas de todos os tempos (de homem e de mulher)

Medida: 9,85 m
Nome: Melvin Boothe
País: Estados Unidos
Data de registro: 22/12/2009
Medida: 8,65 m
Nome: Lee Redmond
País: Estados Unidos
Data de registro: 03/08/2011
5. Maiores seios naturais
Medida: 177,8 cm
Nome: Annie Hawkins-Turner
País: Estados Unidos
Data de registro: 1999
6. Maior cabelo de mulher
Medida: 5,627 m
Nome: Xie Qiuping
País: China
Data de registro: 08/05/2004
7. Pernas mais longas de mulher
Medida: 132 cm
Nome: Svetlana Pankratova
País: Rússia
Data de registro: 08/07/2003
8. Maiores línguas (mais longa e mais larga, respectivamente)
Medida: 9,8 cm de comprimento
Nome: Stephen Taylor
País: Reino Unido
Data de registro: 11/02/2009
Medida: 7,9 cm de largura
Nome: Jay Sloot
País: Austrália
Data de registro: 18/03/2010
9. Homem mais alto
Medida: 2,51 m
Nome: Sultan Kösen
País: Turquia
Data de registro: 08/02/2011
10. Adolescente mais peluda
Medida: Sofre de hirsutismo, disfunção caracterizada pela presença de pelos na mulher em áreas do corpo que normalmente ocorrem apenas no sexo masculino
Nome: Supatra “Nat” Sasuphan
País: Tailândia
Data de registro: 04/03/2010


20 curiosidades sobre o corpo humano

20 curiosidades sobre o corpo humano



Fonte:http://jiboiando.com/2011/04/26/20-curiosidades-sobre-o-corpo-humano/

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

15 curiosidades


Muito se sabe sobre o corpo humano, mais ainda tem muitas coisas a serem descobertas. Enquanto isso confira 15 curiosidades que preparamos sobre o corpo humano e que talvez você não sabia.

Por que quando rimos demais começamos a chorar?

Por que quando rimos demais começamos a chorar?
Algumas pessoas possuem terminações nervosas diferentes no rosto. Com isso, quando riem um conjunto de nervos acaba estimulando a glândula lacrimal. Tanto os nervos quanto as glândulas lacrimais estão posicionados no sistema nervoso parassimpático, responsável por estimular atividades relaxantes em glândulas e músculos.


fonte:http://colunistas.ig.com.br/obutecodanet/2010/09/29/5-curiosidades-sobre-o-corpo-humano/

Curiosidades do coração


Curiosidades do coração


8qar9vog
O coração bate setenta vezes por minuto. Isso quer dizer que dá 100 mil batidas por dia, 3 milhões por mês e 37 milhões por ano. O coração da mulher é um pouco mais acelerado. Ao longo de um minuto, dá oito batidas a mais do que o do homem. Nos recém-nascidos, o coração bate 120 vezes por minuto.
Em um minuto, o coração lança cinco litros de sangue em todo o corpo. Ele é uma bomba que movimenta quatrocentos litros de sangue por hora. Tem dois movimentos: SÍSTOLE E DIÁSTOLE. A sístole, quando ele se contrai, se encarrega da distribuição do sangue. O coração descansa durante a diástole.
Num adulto, pesa de 280 a 340 gramas. É dividido em quatro partes: Dois átrios, que recebem o sangue das veias, e dois grandes ventrículos, na parte de baixo, que impulsionam o sangue para dentro das artérias.

Fonte:http://www.vocesabia.net/tag/corpo-humano/

Porque balançamos os braços ao caminhar


Porque balançamos os braços ao caminhar


mexendo-o-braço
A pesquisa foi realizada em parceria com a Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e revelou algo que há muito tempo intrigava os cientistas.
Por que balançamos os braços ao caminhar? Você já notou que a mão que vai à frente é oposta à perna que executa o passo?
Perguntas como estas intrigavam cientistas de todo o mundo há bastante tempo. Acreditava-se que o balanço dos braços era um resquício evolutivo de nossos antepassados quadrúpedes.
No entanto, cientistas da TU Delft (Universitade de Tecnologia de Delft) e da Universidade de Michigan realizaram uma pesquisa e descobriram o verdadeiro motivo do balanço de nossos braços enquanto andamos. Eles construíram um modelo mecânico para se ter uma idéia da dinâmica do movimento e contaram com o apoio de dez voluntários.
Aos voluntários foi pedido que caminhassem de um lado para o outro normalmente, depois com os braços presos ao corpo e, por fim, com os braços movimentando-se em sincronia com os passos de cada perna.
Os pesquisadores constataram que segurar os braços enquanto se caminha requer 12% a mais de gasto metabólico do que andar normalmente.
Quando se faz o movimento conhecido como antibalanço, no qual o braço que vai à frente é do mesmo lado que a perna que excuta o passo, é necessário 26% a mais de energia.
Com os resultados, os cientistas conluíram que o movimento dos braços contrabalança o movimento giratório do corpo durante a caminhada, além de suavizar o movimento e diminuir a necessidade de gasto energético.
“Longe de ser um resquício facultativo das necessidades locomotoras de nossos ancestrais quadrúpedes, o balanço dos braços é uma parte integral da economia energética do caminhar humano”, concluíram os pesquisadores.

Homem Vitruviano – Entenda a obra de Leonardo da Vinci

Homem Vitruviano – Entenda a obra de Leonardo da Vinci



Homem-Vitruviano

Homem Vitruviano é um desenho famoso que acompanhava as notas que Leonardo da Vinci fez, no ano de 1490, num dos seus diários.

Descreve uma figura masculina desnuda, separada e simultaneamente em duas posições sobrepostas, com os braços inscritos num círculo e num quadrado. A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total. O desenho e o texto também são chamados de Cânone das Proporções. As posições, com os braços em cruz e os pés, são inscritas juntas no quadrado. Por outro lado, a posição superior dos braços e das pernas é inscrita no círculo. Isto ilustra o princípio de que, na mudança entre as duas posições, o centro aparente da figura parece se mover, mas de fato o umbigo da figura, que é o verdadeiro centro de gravidade, permanece imóvel.
O desenho atualmente faz parte da coleção da Galleria dell’Accademia (Galeria da Academia) em Veneza, Itália. Examinando o desenho, nota-se que a combinação das posições dos braços e pernas formam quatro posturas diferentes. O Homem Vitruviano é baseado numa famosa passagem do arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio, na sua série de dez livros intitulados de De Architectura, um tratado de arquitetura em que, no terceiro livro, ele descreve as proporções do corpo humano masculino:


  • Um palmo é o comprimento de quatro dedos;
  • Um pé é o comprimento de quatro palmos;
  • Um côvado é o comprimento de seis palmos;
  • Um passo são quatro côvados;
  • A altura de um homem é quatro côvados;
  • O comprimento dos braços abertos de um homem (envergadura dos braços) é igual à sua altura;
  • A distância entre a linha de cabelo na testa e o fundo do queixo é um décimo da altura de um homem;
  • A distância entre o topo da cabeça e o fundo do queixo é um oitavo da altura de um homem;
  • A distância entre o fundo do pescoço e a linha de cabelo na testa é um sexto da altura de um homem;
  • O comprimento máximo nos ombros é um quarto da altura de um homem;
  • A distância entre a o meio do peito e o topo da cabeça é um quarto da altura de um homem;
  • A distância entre o cotovelo e a ponta da mão é um quarto da altura de um homem;
  • A distância entre o cotovelo e a axila é um oitavo da altura de um homem;
  • O comprimento da mão é um décimo da altura de um homem;
  • A distância entre o fundo do queixo e o nariz é um terço do comprimento do rosto;
  • A distância entre a linha de cabelo na testa e as sobrancelhas é um terço do comprimento do rosto;
  • O comprimento da orelha é um terço do da face,
  • O comprimento do pé é um sexto da altura.

Vitrúvio já havia tentado encaixar as proporções do corpo humano dentro da figura de um quadrado e um círculo, mas suas tentativas ficaram imperfeitas. Foi apenas com Leonardo que o encaixe ficou perfeito, dentro dos padrões matemáticos esperados. O redescobrimento das proporções matemáticas do corpo humano no século XV por Leonardo e os outros é considerado uma das grandes realizações que conduzem ao Renascimento italiano. O desenho também é considerado um símbolo da simetria básica do corpo humano e, por extensão, do  universo como um todo. É interessante também observar que a área total do círculo é idêntica à área total do quadrado (quadratura do círculo) e este desenho pode ser considerado um algoritmo matemático para calcular o valor do número irracional phi (aproximadamente 1,618).